quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

+ Pessoas que são "pipocas experientes".

"Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser o milho para sempre". Acho que nunca li uma denominação melhor em relação às mudanças pessoais de cada um como essa. Esse texto de Rubem Alves é bem interessante e foi o assunto da nossa redação de hoje no colégio juntamente com o texto "Experimentar tem a ver com aprender. Aprender tem a ver com experimentar" de Alexandre Perlingeiro.
Já disse o quanto gosto dessas propostas? Gosto de relacionar um texto com o outro, ainda mais quando um vira o completemento do outro assunto como esses, que no meu ponto de vista, são.

Mudanças são dolorosas. Acostumar-se com algo totalmente fora do seu padrão de rotina não é uma tarefa fácil, exige auto-controle e disciplina principalmente. No começo é uma tarefa bem árdua, mas mudanças geralmente vem acompanhadas por melhorias. Diria até que é um sinônimo quando elas estão relacionadas diretamente com algo pessoal. Se há mudanças é porque obviamente algo tem de ser mudado, ser melhorado, trabalhado, esculpido melhor dizendo. E sem experiência e força de vontade, ela torna-se sem sentido. É um esforço totalmente desnecessário quando não se tem o complemento correto.
Se vontade é poder então todos temos essa capacidade. Vontade temos, é o que obviamente nos induz as mudanças. Mudanças tem a ver com força de vontade. Força de vontade é diretamente ligada a disciplina. Assim como disciplina é ligada ao aprendizado. Que, logo, é companhado pelo experimento. Aprender tem a ver com experimentar.
Situações constrangedoras, difíceis ou seja lá o grau de gravidade que for, são extremamente necessárias. Existem coisas que só serão sentidas, vividas, aprendidas e percebidas quando passarmos por elas e analisarmos cada ponto positivo e negativo. Do contrário será o mesmo que não ter aprendido nada. O aprendizado no colégio com os livros são importantes mas, você precisa coloca-los em prática, do contrário nunca saberá o verdadeiro sentido do que aprendeu.
Você precisa literalmente colocar a mão na massa, sentir o fogo e aprender o sentido disso. Aprender que você só se torna um ser humano por completo quando aprende que para você ser, de fato, uma pipoca experiente, a vivência, persistência e as mudanças são pontos definitivamente importantíssimos.

6 comentários:

  1. O Grande passo é aprender a aprender. Tendo isso em mente, o nosso EU é uma constante evolução.

    ResponderExcluir
  2. Curti o texto, é algo a refletir. Ouvi dizer que "devemos ser a mudança que queremos ver no mundo", precisamos aprender a arriscar, a colocar tudo de si para poder melhorar, evoluir, crescer. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Não basta a teoria, é necessário praticar!

    Ficou legal! ;D

    ResponderExcluir
  4. Olha só... Bom texto eim Luana! Tu escreve bem pra caramba! Escrever bem é algo que se conquista lendo bastante e leitura nunca é demais!
    Beijos...

    ResponderExcluir